Ações do LEL

Ações do LEL.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

          A palavra Oficina vem do latim "opificium" que significa "fazer uma obra" e passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, sempre indicando um grupo reunido  desenvolvendo algum tipo de ação como: uma oficina de mecânicos, uma oficina de artes entre outras. 
     Em educação passou a ser associada a palavra "pedagógica", ficando conhecida como "Oficina Pedagógica".  Devido a sua natureza voltada ao Ensino-aprendizagem.
          Uma Oficina Pedagógica representa um conjunto de ações construídas de forma coletiva, utilizando uma "Metodologia de trabalho em grupo" para se apreender um determinado saber, ou analisar uma determinada realidade através da interação e socialização de saberes para aprofundar experiências.    
     Tanto para quem ensina como para quem aprende a Oficina Pedagógica contribui para o aprimoramento do processo do conhecimento humano. É a representação de um espaço de ações profissionais trazido para a vivência da sala de aula facultando ao participante expressar seu poder de síntese, sua capacidade de reflexão e apreensão de conhecimentos. É uma atividade desenvolvida em um processo contínuo, dinâmico e transtextual.
        Abaixo um exemplo de Oficina de Leitura e Produção de Textos,  aqui chamada de Oficina Sr. Ratão.
         O professor tiraria cópia das ilustrações (encontra na internet ilustrações de filmes) e levaria para a sala de aula, dividiria a turma em grupos e para cada grupo daria um papel 40 quilos dobrado 4 vezes, formando um livro. Depois ele deve dar a forma que o aluno desejar ao livro como um castelo, um  rato, um espelho entre outras, depois é recortar, colorir deixando um espaço para o texto.








As imagens devem ser coladas dentro do papel no formato escolhido e todoas as folhas devem ter o mesmo formato escolhido, agora é só criar e mudar suas aulas de produção de texto.

Fotos da Oficina realizada na Escola Estadual Dom Pedro I no CEPA




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário