Ações do LEL

Ações do LEL.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Alunos do CEPA, DA ESCOLA ESTADUAL AFRÂNIO LAGES participam de palestra sobre Cidadania.

Educação
Aula especial na Escola Estadual Afrânio Lages

Alunos do Cepa recebem orientações sobre cidadania e direitos fundamentais

19 de Setembro de 2014
Alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Afrânio Lages assistiram, nesta sexta-feira (19), a palestra Ações Educativas de Cidadania nas Escolas, ministrada pelo bacharel em direito e professor do Cesmac, João Firmino Marinho Filho.
Segundo João Marinho, esta ação faz parte de um projeto de extensão do Cesmac, com foco na disseminação de quatro Direitos Fundamentais contemplados na Constituição Federal - igualdade, segurança, educação e trabalho - e tem como principal objetivo promover a reflexão e o debate entre jovens de escolas públicas acerca da temática, fazendo com que estes se reconheçam como cidadãos e saibam seus papeis sociais, tomando ciência ainda de seus direitos e deveres, amparados pela legislação.
De acordo com o coordenador do projeto, Alex Melo da Silva, além da palestra, os alunos responderão a um questionário para avaliar o nível de conhecimento dos alunos acerca de assuntos como: desigualdades de raça, gêneros e condição social, direitos individuais e coletivos, política de cotas, dentre outros, explicando ainda que o projeto pretende contribuir para a formação de jovens mais conscientes.
“Primeiro vamos aplicar um questionário com 10 perguntas, para iniciar uma reflexão, seguindo com a palestra, preparando esses alunos para identificarem e lidarem com estas ações no seu cotidiano. Será que o aluno sabe identificar o que é cidadania? Seus direitos?”, explica.

Ampliação

Ressaltando a importância desta parceria entre Cesmac, 15ª CRE, Cecite, o coordenador do laboratório de educação e linguagem do Cecite, Robson Moura, agradeceu o espaço aberto pela direção da Escola Afrânio Lages e informou o interesse em ampliar a ação.
“A aceitação foi muito boa, tanto pelos parceiros, quanto pelos alunos. Já fizemos a proposta de ampliação à 15ª CRE para realizar a palestra em outras escolas do complexo. Acreditamos que esta iniciativa será importante para o desenvolvimento dos nossos alunos e, por isto, não podemos perder oportunidades ricas como esta”, esclarece.
A aluna Andreza Figueiredo também concorda com a importância do tema. “É bom para a gente ter esse conhecimento, que nos ajuda a desenvolver e até impor nossos direitos enquanto cidadãos”, ressalta.
Para a diretora da Escola Afrânio Lages, Marta Santos, esta ação contribui tanto para o aprendizado, em virtude da importância do tema, como também possibilita ao estudante uma atividade diferente daquela realizada em sala de aula.
“Apoiamos totalmente estas iniciativas e abrimos as portas das escolas. O tema é fundamental para essa juventude e o ambiente fora da sala de aula, em formato de palestra, num ambiente diferente, faz com que o conteúdo seja visto de outra forma”, pontua.
Fonte: Ascom/SEE-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário